Goldman e seu comentário sobre o pronunciamento do Papa

Achei lamentável que o governador peessedebista houvesse afirmado, a respeito da manifestação de Bento XVI que "Eu acho que é legítimo ele se pronunciar com seus adeptos em vários momentos, não neste", afirmou o tucano. "O papa não deveria ter esse tipo interferência neste momento, no limite da campanha eleitoral".

Achei que perdeu a oportunidade de ficar calado. Achei que tal pronunciamento poderia acarretar um prejuízo eleitoral para Serra, de certa forma.
Mais lamentável, contudo, achei a forma com que alguns divulgaram e atacaram tal postura. O Coronel do Blog, Coturno Noturno, por exemplo, anunciou em seu concorridíssimo veículo de comunicação "Como judeu, Goldman não tem que se meter em assuntos de católicos. Muito menos para censurar o Papa.
Goldman foi infeliz, mas não por ser judeu. Ele não tem menos legitimidade, por ser judeu, para se pronunciar sobre o assunto. O Coronel tem feito um excepcional trabalho em prol da democracia. Esse é um fato incontestável. Dessa vez, contudo, também ele perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado - ou procurar uma abordagem que soasse menos racista, quem sabe.

Afinal, somos ou não defensores da liberdade de expressão e de crença? Ou só o somos quando interessa? Isso é tão diferente, assim, do "jeito petista de ser"?

Lamento, por fim, que meu comentário - que respeitou todas as regras escritas na lateral direita do blog do Coronel - não tenha sido publicado. O blog é dele, evidentemente, ele publica ou não o que quiser. Mas a não publicação corrobora a triste impressão que ficou.

Nenhum comentário: